O PIB brasileiro voltou a apresentar expansão em 2017

Por Erick Hebert Thau, economista, empreendedor e investidor

O PIB brasileiro voltou a apresentar expansão em 2017, apresentando crescimento de 1%, após registrar quedas de 3,6% em 2016 e 3,5% em 2015. Isso mostra que, finalmente, a economia brasileira saiu da recessão e deverá voltar a ter um crescimento sustentável nos próximos anos, como demonstram as projeções abaixo.

pib-brasil

Outro ponto que merece destaque é a taxa de juros, medida pela Selic, que saiu de um patamar de 14,25% em outubro de 2016 para 6,50% em março deste ano, decidida em reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) do dia 21/03/2018. Vale lembrar, que este é o 12º corte seguido da taxa de juros brasileira, sendo esta, a menor taxa na história do País. E o melhor é que esta queda não deverá parar por aí, já que a instituição, em seu comunicado oficial, já indicou que poderá continuar promovendo a queda da taxa de juros no Brasil, como forma de estimular ainda mais a economia brasileira e em razão de um cenário de inflação baixa. Neste sentido, conforme ranking da taxa de juros real no mundo (descontada a inflação projetada para os próximos 12 meses), o Brasil saiu da quinta para sexta posição.

ranking-taxa-juros

Nestes primeiros meses de 2018 conseguimos já verificar uma recuperação mais intensa da indústria, que associado com o aumento do consumo das famílias, puxado pela recuperação do mercado de trabalho, já deverão contribuir com o crescimento do PIB. Além disso, as premissas ao redor do mundo demonstram que o Brasil tem um grande potencial de continuar crescendo nos próximos anos, especialmente, se as reformas da previdência e tributária caminharem. Anotem aí, o Brasil entrará num novo ciclo de crescimento econômico.

Publicado em: 23 de março de 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *