Novo ciclo de crescimento: preparado para ganhar dinheiro?

Por Erick Hebert Thau, economista, empreendedor e investidor

Erick Herbert Thau

Erick Herbert Thau

A economia brasileira saiu do que chamamos de “recessão técnica”, após crescer nos últimos dois trimestres. Nos chama a atenção, que parte desse crescimento foi alcançado pelo aumento no consumo das famílias, mas acreditamos que a maior alavanca de crescimento da economia para os próximos trimestres seja o “investimento”.

Neste sentido, com a queda significativa da taxa Selic, que deverá chegar a 7% ao ano, até o final de 2017, a rentabilidade das aplicações atreladas a juros (como renda fixa, poupança, títulos do tesouro, entre outras) perderá atratividade, fazendo com que estes investidores procurem no lado real (produtivo) da economia brasileira, maneiras de rentabilizar melhor seus recursos.

Diante disso, surgirão ao longo dos próximos trimestres, novos investimentos em fábricas, através de sua expansão ou modernização, novos comércios, entre outros. Ou seja, tanto o pequeno, como o grande empresário procurarão maneiras de rentabilizar seu capital no lado produtivo da economia. Esses investimentos gerarão novos empregos, que consequentemente, gerarão novos consumos e, posteriormente, novas demandas, e assim por diante, novamente novos investimentos, ou seja, desta maneira, a economia brasileira crescerá através do que chamamos de “multiplicador da economia”.

Como economista, tenho uma opinião, de que atingiremos um crescimento econômico de 0,88% em 2017 e de, no mínimo 3% em 2018. Vale destacar, que o cenário ao redor do mundo ainda contribuirá para o crescimento brasileiro, pois as commodities estão em tendência de alta (minério de ferro, petróleo entre outras).

Além disso, o crescimento norte-americano nos parece ser sustentável a longo prazo, assim como, o crescimento na Europa também vem melhorando. Por fim, destacamos que a China continua apresentando uma desaceleração suave na sua economia, o que diminui a preocupação de ocorrer qualquer tipo de “bolha” em sua economia.

Por todo o cenário traçado acima, acreditamos que o momento de investir (comprar Brasil) é agora, quando ainda a economia não apresentou uma melhora robusta, mas já dá sinais claros de recuperação. Quem deixar para investir posteriormente incorrerá, necessariamente, com preços maiores (produtos, mão de obra, serviços, pontos comerciais, terrenos etc), pois os preços se ajustarão ao novo cenário.

Para novos empreendedores é sempre importante criar um modelo de negócio, testar seu produto, serviço, no mercado, antes de fazer qualquer investimento, pois o risco de mortalidade de empresas abertas é de 2 anos, após sua fundação. Desse modo, o investimento em franquias acaba sendo uma grande oportunidade, pois minimiza o risco do investimento, já que se trata de um produto e/ou serviço já testado pelo mercado e com um modelo de negócio comprovado. Não é atoa, que mesmo com a crise verificada no Brasil nos últimos 2 anos, o mercado de franquias vem crescendo, já que as pessoas preferem incorrer menos risco, investindo em negócios já comprovados.

Podem acreditar, o BRASIL ENTRARÁ NUM NOVO CICLO DE CRESCIMENTO E É PRECISO ESTAR PREPARADO PARA CAPTURAR ESSES GANHOS.

Participação no programa Papo de Economista da revista ISTO É Dinheiro.

Publicado em: 10 de novembro de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *